Sustentabilidade


Isto, aquilo ou o quê? Sustentabilidade.
Na atualidade, o mundo se mostra baseado no consumismo, na agilidade da transmissão de informações e na ideia de que temos muitas opções de escolha, porém isso não acontece realmente, pois a escolha gira em torno do que é melhor e do que é pior e nada mais.
Desta maneira, mesmo com a enorme variedade de marcas e produtos, optamos por apenas um e com isso negamos as outras já que acreditamos que se fizermos a escolha errada teremos perdido uma infinidade de oportunidades. Como acontece quando nos deparamos com aquele celular da moda e o mais baratinho: é um sacrilégio perder uma oferta, mas e deixar de comprar aquele celular? Dúvida cruel, não?
Outro exemplo bem claro de que não sabemos lidar com as nossas escolhas é quando nos deixamos envolver por modinhas ou acabamos comprando o inútil, apenas para satisfazer uma necessidade passageira e logo vem o arrependimento: por que eu comprei isso? A resposta para essa pergunta é simples. Porque não conseguimos nos desvencilhar das mãos invisíveis do mercado, a propaganda, tão ingênua, tão engraçada, mas que de uma forma ou de outra acaba influenciando o consumidor.
Temos dificuldade de ser incisivos, isto é, indicar a melhor opção na primeira oportunidade. Contudo, sabemos que há inúmeras possibilidades de escolha, coisa que até o fim da década de 80, no Brasil não era possível. Hoje qualquer cidadão pode ser comunista publicamente, antes não havia essa possibilidade.
Como não se esquecer daquelas pilhas de roupas, brinquedos e aparelhos eletrônicos já considerados ultrapassados ou mesmo até nunca tirados da caixa? Para onde vai tanto lixo gerado a partir do consumismo? Para as águas e para a atmosfera. E de onde são tirados os recursos que tornam possível uma população de mais de 6 bilhões de pessoas viver do desperdício? Das nossas florestas e da qualidade de vida que perdemos.
Logo, é imprescindível incentivar a sustentabilidade; comprar o que ajuda a Terra, ou a Pachamama, como as comunidades indígenas do Peru e da Bolívia chamam nosso planeta; as nossas escolhas devem se ater não somente ao nosso bem estar como a de toda a biosfera.

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários: