Sessão Cine Pipoca: Capitão América Guerra Civil (2016)



Filme: Capitão América: Guerra Civil
Diretor: Anthony Russo, Joe Russo
Gênero: Ação/Aventura
Ano: 2016
Nota: 4/5

Quando o governo cria um órgão para supervisionar os Vingadores, o super time de heróis se divide em dois. Um liderado por Steve Rogers e seu desejo em manter os Vingadores livres para defender a humanidade sem interferência do governo, e o outro que segue a surpreendente decisão de Tony Stark em apoiar o governo na fiscalização de seus atos.

O filme dirigido pelos irmãos Russo é o terceiro da franquia Capitão América e se passa após a Era de Ultron (2º filme da franquia Vingadores).

Inicialmente, temos os Vingadores trabalhando como usualmente faziam, até que o governo dos EUA apresenta o dano que cada um deles fez ao mundo: destruição massiva de prédios, dezenas de vidas perdidas e um medo cada vez maior sobre quais seriam os seus limites. Esse medo se materializa em um tratado internacional, o Tratado de Sokovia, assinado por vários países a fim de limitar a atuação dos Vingadores e de qualquer herói -- proibindo inclusive o anonimato que serviria de máscara para vigilantes (pessoas que fazem justiça com as próprias mãos).

Tony Stark (Homem de Ferro), Máquina de Combate, Viúva Negra e Visão decidem aceitar os termos do tratado por diversas razões. Steve Rogers (Capitão América), Gavião Negro e Feiticeira Escarlate preferem recusar o pacto. A recusa em assinar o tratado, faz do Capitão América e seus companheiros criminosos em potencial aos olhos do governo. 

Como se não bastasse tudo isso, no encontro de líderes internacionais para ratificar o pacto acontece um atentado que acaba matando o rei de Wakanda, deixando o príncipe herdeiro T'Challa (Pantera Negra) sem seu pai. O principal suspeito é Bucky Barnes, antigo melhor amigo de Steve Rogers e o Soldado Invernal.

A partir daí, o governo por meio de forças policiais especiais e de Tony Stark e cia. começam uma busca frenética pelo culpado do atentado ao mesmo tempo em que Steve Rogers tenta salvar Bucky de todas as formas com ajuda dos dissidentes da iniciativa Vingadores.

De um lado a lei e a ordem do outro a experiência e a amizade. Quem está certo?

Fotografia

A fotografia de Guerra Civil teve um misto das utilizadas nos filmes Capitão América: O Primeiro Vingador e Vingadores. Explico, o filme tem cenas externas de clima leve e cores mais vivas, tal como visto em Vingadores, enquanto que as cenas em ambientes internos têm um ar tenso e sério -- representado pelo uso predominante de cores frias, como visto em Capitão América: O Primeiro Vingador.

O uso de CGI na construção das cenas de luta, explosões e em roupas de heróis não é visível para o grande público, portanto considero um ponto positivo. 


Avaliação

A história é contada presumindo que o espectador sabe a origem de seus heróis e sobre os acontecimentos mostrados nos filmes anteriores. O filme tem um timing digno, sem muitos atrasos e sem "passar com o carro na frente dos bois".

Todas as cenas são decentemente amarradas às cenas seguintes, não deixando a história com furos (aparentes). As cenas de clímax são notáveis, bem como as cenas de conflito existencial dos principais personagens.

A trilha sonora é o que se espera de um filme produzido pela Disney (dona atual da Marvel), ou seja, cada trilha cai como uma luva para cada situação apresentada.

As atuações de Chris Evans (Capitão América), Sebastian Stan (Bucky/Soldado Invernal) e Robert Downey Jr. (Homem de Ferro) estão impecáveis como sempre. Paul Bettany (Visão) repete o feito de A Era de Ultron, sendo um personagem enigmático e naturalmente engraçado. Don Cheadle (Máquina de Combate) faz a melhor atuação desde sua estreia no universo Marvel. A atuação de Tom Holland(Homem Aranha) dá novos ares ao cabeça de teia, numa mistura de inocência e empolgação. A atuação de Paul Rudd(Homem-Formiga) segue o proposto no filme solo do herói inseto de forma louvável

A surpresa (boa!) fica por conta da atuação de Chadwick Boseman (Pantera Negra) que apresentando as características mais humanas de seu personagem consegue fazer com que o espectador se identifique com seu personagem. 

O talentoso ator Martin Freeman (Everett Ross), o Bilbo Bolseiro de O Hobbit e o Dr. John Watson na série de sucesso Sherlock, tem uma aparição rápida e mal utilizada. Elizabeth Olsen (Feiticeira Escarlate) e Emily VanCamp (Sharon Carter), com atuações pouco convincentes, também são subutilizadas. No mesmo sentido, Scarlett Johansson (Viúva Negra), Anthony Mackie (Falcão) e Jeremy Renner (Gavião Arqueiro) atuam relativamente bem e têm cenas interessantes, porém relativamente curtas.

No geral, o filme teve erros e acertos, mas conseguiu cumprir seu papel: entreter, divertir e emocionar. Por isso dou 4 estrelas do total de 5.


Curiosidades
  • "Capitão América: Guerra Civil" é inspirado no grande evento de 2006-2007 da Marvel. O arco de histórias abrange a maioria das HQs. A Guerra Civil dos quadrinhos foi escrita por Mark Millar e ilustrada por Steve McNiven.
  • O evento "Guerra Civil" nas HQs foi escrito em sete partes e reúne os X-Men, os Vingadores, Wolverine,o Quarteto Fantástico, Demolidor, entre outros.
  • Tem duas cenas extras pós-créditos ao invés de uma como era de costume.
  • Everett Ross é um agente do governo dos EUA em Wakanda. Ross é amigo do Pantera Negra.
  • Thor e Bruce Banner/Hulk não estão em Guerra Civil, pois estavam de férias na Austrália, isso é o que a Marvel nos diz num pequeno vídeo estilo documentário, que você pode ver aqui.
  • A participação do Homem Aranha no filme foi decidida de última hora entre Sony (detentora dos direitos de uso do personagem em filmes) e Marvel (criadora do personagem).


Capitão América: Guerra Civil (2016)









Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários: